O Beira-Rio receberá sete partidas da Copa do Mundo Feminina de 2027, consolidando Porto Alegre como um dos principais polos do torneio no Brasil. A competição ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho, com abertura. E final no Maracanã, enquanto o estádio colorado receberá seis jogos da fase de grupos e um das oitavas de final.
A primeira partida na capital gaúcha será em 26 de junho, dois dias após a abertura da competição. Depois, o Beira-Rio receberá confrontos nos dias 28 e 30 de junho e em 3, 5 e 8 de julho, todos pela fase de grupos.
No dia 12 de julho, ocorrerá o jogo das oitavas de final entre o primeiro colocado do Grupo E e o segundo do Grupo F. Esses confrontos envolverão pelo menos 11 seleções diferentes, distribuídas entre os grupos C, H, B e F.
Histórico do Inter no Beira-Rio
O clube colorado é o único time brasileiro a participar das três Copas do Mundo realizadas no país. Em 1950, cedeu o Estádio dos Eucaliptos para o torneio, antes da construção do Beira-Rio. Em 2014 e 2027, ofereceu o estádio próprio, e apenas o Maracanã também recebeu todas as três edições da competição no Brasil, embora seja patrimônio público.
Este será o primeiro torneio feminino disputado em solo nacional. A competição reúne 32 seleções e chega à 10ª edição.
Entre as campeãs estão os Estados Unidos, com quatro títulos, e a Alemanha, com dois, além de Noruega, Japão e Espanha. A Espanha é a atual campeã, após derrotar a Inglaterra por 1 a 0 em 2023, com gol de Olga Carmona.
O torneio foi disputado na Austrália e na Nova Zelândia, onde o Brasil foi eliminado na fase de grupos ao terminar em terceiro lugar, atrás de França e Jamaica.
Melhorias no Estádio para o torneio
A Fifa exige que os campos sejam híbridos desde 2018, por meio de uma técnica conhecida como stitching — incorporação de fibras sintéticas ao gramado natural. Após inspeção no Beira-Rio, a entidade autorizou a instalação de uma tela com fibra elástica de menor custo.
A mudança está prevista para ocorrer após o término do Campeonato Brasileiro, quando o clube habitualmente realiza transição do gramado de inverno para o de verão.
As arquibancadas receberão adequações, com a recolocação de cadeiras no setor do portão 7, que fica atrás do gol e é ocupado pela torcida organizada Guarda Popular.
A instalação das cadeiras ocorrerá apenas no próximo ano, mais perto do prazo de entrega do estádio à entidade — um mês antes da realização do torneio.
A Fifa repassa valores aos clubes que cedem seus estádios para a disputa, e o dinheiro financia essas melhorias estruturais. Em menor escala, a entidade também solicitou melhorias na rede de internet, salas de apoio e máquinas de cortar grama mais modernas.
As estruturas temporárias serão mais enxutas que na Copa de 2014 porque aproveitarão o ginásio Gigantinho, ao lado do Beira-Rio, e o estacionamento coberto adjacente.
Distribuição nacional de jogos e contexto
São Paulo receberá o maior volume de partidas, com dez jogos, incluindo uma partida da Seleção Feminina, uma semifinal e a disputa do bronze. O Rio de Janeiro sediará nove partidas, incluindo a abertura e a final do torneio. Brasília também receberá um jogo da Seleção Feminina na fase de grupos.
Porto Alegre consolida sua posição como um dos principais polos do torneio ao receber sete partidas na distribuição nacional de jogos.



