Quem é Carlos de Peña, uma das sensações do Internacional na temporada?

Foto: Divulgação / Inter
0

Que o futebol é feito de momentos, isso não é segredo para ninguém. É o desempenho na atualidade que muitas vezes irá definir convocações e, obviamente, o clamor e felicidade da torcida. No caso do Internacional, um dos jogadores que está caindo nas graças dos torcedores e até mesmo dos apostadores é o uruguaio Carlos de Peña. Mas, afinal de contas, quem é ele?

Carlos Maria de Peña Bonino, mais conhecido apenas como Carlos de Peña, nasceu no dia 11 de março de 1992, em Montevidéu – capital do Uruguai. Ele atuou nas divisões de base de três tradicionais equipes uruguaias enquanto ainda era jovem: La Estacada (entre 1997 e 2002), Mirador Rosado (entre 2002 e 2004) e Nacional (entre 2005 e 2012).

Deu para perceber que, como a grande maioria dos jogadores de futebol que atingem o profissional, de Peña começou muito cedo no ambiente do esporte. O jovem tinha apenas 11 anos de idade quando chegou ao seu primeiro time de base. Depois disso, não largou mais o cenário futebolístico até estrear entre profissionais.

Acontece que, diferentemente do que vemos no Brasil hoje e já há alguns anos, o uruguaio até demorou para estrear em uma equipe profissional. Foi apenas em 2012, quando ele tinha de 19 para 20 anos que isso aconteceu. Na época, ainda não era um nome que despertava interesse de apostadores, como acontece hoje na in2bet para aqueles que acompanham o Internacional.

Antes do Internacional: primeiras temporadas no futebol uruguaio

Muito antes de chegar ao Internacional e se tornar uma verdadeira sensação entre os torcedores e os apostadores da in2bet, Carlos de Peña começou a traçar uma carreira no Nacional – que é um dos principais times, senão o principal time do futebol uruguaio. Foram três temporadas e meia defendendo a tradicional equipe do Uruguai.

Algo que é relativamente surpreendente são, justamente, os números que de Peña atingiu em suas primeiras temporadas pelo Nacional. Não são dados completamente absurdos ou algo do tipo, mas já indicavam um potencial bastante interessante no jogador, que anos depois acabaria desembarcando na Europa.

Em 2013, na sua primeira temporada oficial pelo Nacional, Carlos de Peña disputou 10 jogos e marcou um gol. Não era titular, entrava de vez em quando. Já na segunda, começou a ser um pouco mais regular no time uruguaio e, com isso, terminou o ano com 30 partidas disputadas e 5 gols marcados. 

Foi no seu terceiro ano entre os profissionais do Nacional que o jogador conseguiu os melhores resultados: em 28 jogos disputados, nove gols marcados. O potencial, aos poucos, ia se confirmando. Por fim, de Peña começou bem a temporada de 2016, com dois gols em cinco jogos, mas acabou indo para a Inglaterra.

A breve passagem de Carlos de Peña pela Inglaterra 

Anos antes de se destacar no Internacional, Carlos de Peña se aventurou no futebol inglês. No entanto, não foi contratado por um clube de gigantesca expressão, como aqueles que fazem parte do chamado “Big Six”, mas sim por uma equipe de histórico tradicional, porém com diversos altos e baixos. Estamos falando do Middlesbrough.

De Peña chegou ao Middlesbrough em meados da temporada 2015/2016 e já foi integrado entre os profissionais. Naquele ano, no entanto, ele acabou disputando apenas 10 partidas com a equipe inglesa. Por fim, não marcou nenhum gol neste período e distribuiu somente uma assistência.

Em função disso, o Middlesbrough decidiu, no ano seguinte, colocar o jogador para treinar e atuar na equipe sub-23. Em termos de resultado, deu certo. De Peña fez nove jogos na equipe de base do time inglês e marcou cinco gols – números que lembram a sua atual temporada pelo Internacional, a qual vem chamando atenção em casas de apostas como a in2bet.

Acontece que o desempenho não foi suficiente para que o Middlesbrough quisesse insistir no jogador por mais um tempo entre os profissionais. Como resultado, na temporada 2016/2017, ele acabou sendo emprestado para o Real Oviedo, clube da segunda divisão do futebol espanhol, onde também teve uma temporada apagada. Depois, voltou ao Nacional em 2018 e teve um ano um pouco aquém. No entanto, as coisas já estavam prestes a mudar.

Passagem interessante pelo Dynamo de Kiev levou de Peña ao Internacional

É importante destacar que, ao contrário do que vemos hoje no Internacional, de Peña nem sempre foi um atacante – muito menos centroavante. O jogador começou a sua carreira como lateral-esquerdo e, ao longo dos anos, mudou de posição diversas vezes. Agora, se encontrou por definitivo no ataque.

E o uruguaio só foi aparecer por definitivo no setor de ataque durante a sua interessante passagem pelo Dynamo de Kiev. O jogador foi contratado pela equipe ucraniana na temporada 2018/2019, já na reta final. Na época, já havia sido incorporado como um meio campo naquela equipe, e acabou  impressionando no início.

No seu segundo ano, ainda como meio campo, foi extremamente importante para o Dynamo. Em 38 partidas, o jogador marcou nove gols e distribuiu oito assistências. Números para animar qualquer apostador da in2bet, sobretudo se levarmos em consideração que não se trata de um atacante. 

Foi só na sua última temporada pelo Dynamo, no início de 2022, que de Peña acabou virando atacante. Na ocasião, em 23 jogos ele marcou dois gols e distribuiu duas assistências. Mesmo no ataque, se mostrava um jogador extremamente participativo – e isso chamou a atenção do Internacional.

Emprestado ao Internacional durante a Guerra entre Rússia e Ucrânia

De Peña foi mais um dos jogadores que acabou sendo emprestado por um clube ucraniano em função da guerra entre Rússia e Ucrânia. Em meados de 2022, ele foi sob empréstimo para o Internacional e, de imediato, incorporado ao elenco titular. Foram 43 jogos no seu primeiro ano com o Colorado, cinco gols e sete assistências.

Mais uma vez, de Peña mostrava que era um exímio participante de jogadas importantes no clube. E a atual temporada vem sendo mais um exemplo claro disso: em 20 jogos, já são 4 gols e 5 assistências – números que o colocam como um dos queridinhos da torcida e, obviamente, dos apostadores da in2bet.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.