Preparadores físicos da comissão de Coudet têm novas táticas e afirmam: “Não pode jogar futebol sem correr”
Eduardo Coudet está próximo de chegar ao Internacional. Com ele, sua comissão técnica integrará o futebol colorado. Chacho trará seus homens de confiança para ajudá-lo.
Eduardo Coudet tem dois preparadores físicos em sua comissão: Octavio Manera e Guido Cretari.
Os dois são responsáveis pela preparação física do potente time do Racing. Em entrevista à Analitica Sports, os homens responsáveis pelos preparos do campeão argentino de 2018, revelaram alguns segredos do sucesso físico do clube.
Uma das técnicas utilizadas pelos preparadores de Coudet é a utilização de um GPS para contar os metros percorridos nos treinamentos e como correr nos jogos. Essa estratégia também é usada por outras equipes ao redor do mundo.
“Nós o usamos diariamente (GPS), não tanto no jogo. Nós o usamos para adicionar quantidade de medidores, lidar com volumes e intensidades, o que é mais importante: saber em que intensidade você está treinando. Procuramos treinar com a maior intensidade para o máximo de volume possível”, disse Monera.
“Aqui, o interessante é medir com o elemento. Por exemplo: em um pequeno, em um trabalho de posse, você faz um trabalho para fazer 500 metros de volume total e 150 metros em alta intensidade, e lá você correu 300 metros, outros 80 em alta intensidade, e podemos complementá-lo porque acompanhamos os dados ao vivo”, completou Cretari.
Ainda sobre a utilização do GPS, Monera explica como pode ser importante ter os dados coletados e como isso pode influenciar na partida.
“E aí o GPS pode ajudá-lo. O famoso “Barcelona não correu” ou “Barcelona treinou tudo com uma bola”… Mentira! Os jogadores tiveram outra rotina à tarde, voltaram ao clube. Garanto que Mascherano, Piqué, Puyol, foram mais tarde, correram, fizeram complementos à tarde. E no trabalho com bola eles correram. Agora, como eles correram? Eles perderam a bola e fizeram tudo no sprint. Eles descansavam com a bola. Eles inverteram o seu relacionamento. Execute tudo, execute. Você não pode jogar futebol sem correr.”
Eduardo Coudet estará em Porto Alegre no dia 21 de dezembro, para o Lance de Craque. O treinador fará sua despedida do Racing nesse final de semana, contra o Tigre, pela Supercopa Argentina.