Inter recebe o Tolima buscando manter tabu que já dura 27 anos

Foto: Divulgação/Inter
Paolo Guerrero
0

O Internacional enfrenta o Tolima nessa quarta-feira (26). O time colorado precisa de uma vitória simples para se manter na competição e entrar de vez na fase de grupos.

Como a primeira partida terminou sem gols, o vencedor do duelo de quarta-feira se classifica automaticamente. O empate com bola na rede classificaria o Tolima, devido à regra do gol marcado fora de casa. A boa notícia para o Inter é que o retrospecto contra colombianos no Beira-Rio é positivo e mantém um tabu que dura 27 anos.

Desde 1993 o Internacional não toma gol de equipes colombianas no Beira-Rio por competições da Conmebol (Sul-Americana ou Libertadores). Ao todo foram seis confrontos ao longo da história, com três vitórias gaúchas, dois empates e apenas uma derrota – justamente há 27 anos.

Na temporada de 1993, o Internacional caiu na fase de grupos da Libertadores. O time comandado por Ênio Andrade enfrentou duas equipes colombianas na ocasião – foram as duas que conseguiram balanças as redes no estádio colorado. O América de Cali empatou em 1 a 1 e o Atlético Nacional venceu por 1 a 0.

Desde então, a equipe colorada não sofreu gols colombianos no Beira-Rio. Em 2004, o Inter venceu o Junior de Barranquilla com gol de Fernandão pela Copa Sul-Americana. Na pré-Libertadores de 2012, Leandro Damião balançou as redes contra o Once Caldas na vitória por 1 a 0. Por 2 a 0, o Inter reverteu o resultado negativo da Colômbia e bateu o Santa Fe com gols de Juan e Rafael Moura nas quartas de final da Libertadores de 2015. Ainda, em 1980 empatou sem gols contra o América de Cali.

Portanto, para se classificar para a fase de grupos, o Colorado precisa manter o retrospecto recente: vencer. A partida começa às 21h30 de quarta-feira. O ganhador do confronto entra no grupo que tem outro colombiano e outro gaúcho: América de Cali e Grêmio, além da equipe chilena, Universidad Católica.

  • Inter 0x0 América de Cali (fase de grupos da Libertadores de 1980);
  • Inter 1×1 América de Cali (fase de grupos da Libertadores de 1993);
  • Inter 0x1 Atlético Nacional (fase de grupos da Libertadores de 1993);
  • Inter 1×0 Junior de Barranquilla (quartas de final da Sul-Americana de 2004);
  • Inter 1×0 Once Caldas (pré-Libertadores de 2012);
  • Inter 2×0 Santa Fe (quartas de final da Libertadores de 2015)
Siga o Twitter oficial da Revista, fique bem informado e concorra a uma camisa oficial do Inter:

- Quer ficar informado sobre tudo o que acontece com o Internacional e seus adversários? Clique aqui, baixe o aplicativo da Revista Colorada e obtenha todas as informações na palma de sua mão!

- Quer ficar informado sobre tudo o que acontece com o Internacional e seus adversários? Clique aqui, baixe o aplicativo da Revista Colorada e obtenha todas as informações na palma de sua mão!
Comentários
Carregando comentários...

Este site usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Ler: Política de privacidade e cookies