Entenda como será o sorteio da Libertadores 2020
Na próxima terça-feira, dia 17 de dezembro, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, será realizado o sorteio da Libertadores 2020.
Seis equipes estão classificadas para a primeira fase da pré-Libertadores, na qual será disputada três vagas para a próxima fase. Os times são da: Bolívia (1), Equador (1), Paraguai (1), Peru (1), Uruguai (1) e Venezuela (1) nas chaves determinadas pelo sorteio. Serão divididas em Pote 1 e Pote 2, de acordo com a posição no ranking da Conmebol, o que também interfere em quem decide o confronto em casa.
O Internacional entra na segunda fase da pré-Libertadores. Serão 16 equipes no total (três delas da fase anterior). A divisão dos potes (1 e 2) também será definida de acordo com o ranking da entidade, com exceção dos três times que chegam da fase anterior e vão direto para o Pote 2. Da mesma forma, isso interfere nos clubes que decidem o confronto em casa. Oito equipes vão se classificar para a terceira e última fase da pré-Libertadores e estarão nomeadas como: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7 e C8.
Na terceira fase da Pré-Libertadores, os confrontos estarão distribuídos da seguinte forma: C1 x C8, C2 x C7, C3 x C6 e C4 x C5. A definição dos mandos de campos segue sendo determinado pela posição do time no ranking da Conmebol. Quatro equipes se classificam para a fase de grupos da Libertadores. E das quatro equipes eliminadas, as duas de melhor desempenho vão se classificar para a segunda fase da Copa Sul-Americana.
Na fase de grupos da Libertadores são 32 equipes (28 classificadas de forma direta e outras quatro classificadas da pré-Libertadores) serão divididas em oito grupos com quatro times cada. Os cabeças de chave são: Flamengo (atual campeão), Palmeiras, Grêmio, Peñarol-URU, Nacional-URU, Olímpia-PAR, Boca Juniors-ARG e River Plate-ARG. Os 24 clubes restantes serão divididos entre Pote 2, Pote 3 e Pote 4, com oito componentes cada – as equipes provenientes da pré-Libertadores estarão no Pote 4. Todas essas divisões por potes são definidas pelo ranking da Conmebol.