TAS pode liberar atacante para a partida contra o Inter; entenda
Foto: Divulgação / Flamengo |
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O atacante peruano Paolo Guerrero vive uma semana decisiva para voltar a atuar profissionalmente após ter sido flagrado no exame de doping em 2017. O jogador será julgado nesta quinta-feira pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que fica em Lausanne, na Suíça.
Se o atacante for liberado poderá enfrentar o Inter no domingo, em partida que será válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2018. Guerrero foi flagrado no doping no empate por 0 a 0 do Peru contra a Argentina, no dia 5 de outubro, em partida que foi válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
A substância encontrada no organismo do jogador foi a benzoilecgonina, um dos metabólitos da cocaína. De início, Paolo Guerrero foi punido pela Fifa com um ano de suspensão, o que o deixaria fora da disputa do mundial na metade deste ano.
No entanto, após recurso da defesa do atacante, a entidade maior do futebol resolveu baixar a punição para seis meses, que se esgotará justamente na próxima quinta-feira. Porém, a Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) recorreu ao TAS pedindo uma pena de 2 anos de suspensão para o atacante peruano.
Paulo Guerreiro afirma que a substância estava presente em um chá, já que a quantidade encontrada no exame do jogador foi pequena, servindo como prova de que ele não teria consumindo cocaína. Se na próxima quinta-feira a entidade (TAS) absolver o jogador ou mantiver a pena em 6 meses, o atacante estará liberado para voltar a jogar diante do Inter, no próximo domingo.
A partida contra os Cariocas acontece no Estádio do Maracanã, às 16 horas. Além de poder atuar diante do Inter pela competição nacional, Paolo Guerrero também estaria liberado para ser reforço da Seleção Peruana na Copa do Mundo que acontece na metade deste ano na Rússia.
No entanto, se o TAS resolver acatar o argumento da Wada, Guerrero permanecerá suspenso e poderá voltar aos gramados somente em novembro de 2019, desta forma ficando de fora da maior competição do planeta e do jogo contra o Inter no próximo final de semana.