Scout Colorado: Felipe Melo, o bravo e experiente volante
Olá, Nação Colorada!!!
Prosseguindo com a Coluna, na qual o intuito é analisar jogadores que todo Colorado gostaria de ver vestir o nosso Manto Sagrado, hoje, falarei sobre um volante clássico, camisa 5 de muito respeito e multicampeão, campeão da Libertadores 2020 com o Palmeiras:
Felipe Melo.
Foi revelado pelo Volta Redonda, mas começou sua carreira profissional no Flamengo, em 2001, tendo participado, naquele mesmo ano, das conquistas do Campeonato Carioca e da Copa dos Campeões.
Em 2003, foi vendido ao Cruzeiro. Com a equipe, Felipe conquistou a ‘Tríplice Coroa’, que consiste na conquista de 3 campeonatos em uma mesma temporada. Primeiramente do Campeonato Mineiro, posteriormente conquistou o título da Copa do Brasil de 2003, numa final contra o seu ex-clube e, mais adiante, conquistou o Campeonato Brasileiro de 2003.
Na janela de verão de 2009, Felipe Melo renovou com a Fiorentina inserindo uma cláusula de rescisão em seu contrato. Uma prova de que Felipe iria continuar por mais algumas temporadas a serviço da Viola, porém era exatamente o contrário. Após semanas de especulações, em um negócio envolvendo valor em dinheiro mais o jogador Marco Marchionni, a Juventus pagou uma multa rescisória no valor de 25 milhões de euros, equivalente a 70 milhões de reais, tornando-se um dos jogadores brasileiros mais caros da história.
Graças ao seu destaque na Fiorentina, foi convocado por Dunga para o amistoso da Seleção Brasileira diante da Itália, no dia 10 de fevereiro de 2009.
Foi novamente convocado por Dunga para defender o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, nos jogos contra Equador e Peru, onde marcou seu primeiro gol com a camisa da Seleção Brasileira.
Disputou a Copa das Confederações de 2009 na África do Sul como titular absoluto.
Foi um dos convocados para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Após a convocação, durante uma entrevista à ESPN, entrou numa discussão com o jornalista Paulo Vinícius Coelho quando perguntado sobre sua má atuação pela Juventus na temporada 2009-10. Já na disputa do mundial, após um bom começo, foi considerado um dos principais culpados pela eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo, sendo expulso no jogo contra a Holanda nas quartas de final, em que o Brasil saiu derrotado por 2 a 1. Apesar das críticas, Felipe Melo fechou a primeira fase como o jogador que acertou mais passes em toda a copa (com 97% de aproveitamento).
Em 22 de julho de 2011 Felipe foi emprestado por uma temporada ao Galatasaray. Foi atribuído ao apelido de “Pitbull” pelos torcedores da equipe devido a seu estilo de jogo apaixonante, o que também ajudou a se tornar rapidamente um favorito dos torcedores, diz-se que ele mostrou o respeito mútuo de volta com sua tatuagem da mascote do clube, um leão, em seu braço. Mas isso é falso, porque, em sua própria declaração, ele afirma que esta é uma coincidência, e que ele fez a tatuagem porque, no Brasil, um leão representa Jesus Cristo. Ele usava o número 10 Monumental Jersey, que foi usado pelo ex-capitão do Galatasaray Arda Turan e lendas como Metin Oktay e Gheorghe Hagi, Após passar quatro anos na Turquia, Felipe assinou contrato com a Internazionale.
Atualmente se encontra no Palmeiras, onde tem títulos como Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Paulistão.
Sobre seu estilo de jogo, trata-se de um volante clássico, exímio marcador, que também dá muita qualidade à saída de jogo, muitas vezes quebrando as linhas adversárias com um passe ou lançamento diferenciado, com um perfil de liderança e bravura.
Importante destacar que é dono de grande visão de jogo, apesar da idade tem muito vigor físico.
Títulos:
Palmeiras
Campeonato Brasileiro: 2018
Florida Cup: 2020
Campeonato Paulista: 2020
Copa Libertadores da América: 2020
Copa do Brasil: 2020
Galatasaray
Campeonato Turco: 2011–12, 2012–13 e 2014–15
Supercopa da Turquia: 2012, 2013 e 2015
Copa da Turquia: 2013–14 e 2014–15
Seleção Brasileira
Copa das Confederações: 2009
Cruzeiro
Copa do Brasil: 2003
Campeonato Brasileiro: 2003
Campeonato Mineiro: 2004
Flamengo
Taça Guanabara: 2001
Campeonato Carioca: 2001
Copa dos Campeões: 2001
Felipe Melo tem 539 Jogos, 49 gols e 23 assistências.
Volante 394J 28G 13A
Meio-campo central 111J 20G 10A
Meio-campo de ataque 3J – –
Zagueiro 28J 1G –
Meio-campo direito 3J – –
J – Jogos, G – Gols, A – Assistências.
Considerando isso, vamos aos pontos:
Fortes: Líder, experiente, marcador, posicionamento, dinâmico, defensivo, bravura, passador
Fracos: sem pontos fracos proeminentes.
Por fim, chegaria para ser titular e resolver a carência no plantel no quesito, volante de passe clinico, eu traria, ótimo jogador, acima da media.
Segue-me nas redes sociais:
Twiter – @Fab_Amorim_
Intasgram – @Coloradoscout