O Internacional entrou para a história do futsal sul-americano ao conquistar, em 2000, a primeira edição do Campeonato Sul-Americano de Clubes. A competição foi disputada no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 13 de fevereiro e ocorreu sem a organização oficial da Conmebol.
Além do Colorado, participaram do torneio Vasco da Gama, San Lorenzo, Club Nacional, do Paraguai, e Nacional, do Uruguai. Para a disputa, o Internacional montou uma parceria com a Universidade Luterana do Brasil e reuniu um elenco considerado um dos mais fortes do mundo na época.
Entre os principais nomes estava Manoel Tobias, referência histórica da modalidade. O clube já acumulava conquistas importantes, como a Copa Intercontinental de Futsal de 1996, a Liga Futsal de 1996 e a Taça Brasil de Futsal de 1999. O formato da competição previa turno único, com todos os participantes se enfrentando. Os dois melhores colocados avançariam para a final.
A Campanha
Na primeira fase, o Inter venceu o Club Nacional por 4 a 3 e goleou o Nacional-URU por 10 a 0. A única derrota foi para o Vasco, por 5 a 4. Mesmo assim, os resultados garantiram a classificação colorada para a decisão.
O Vasco chegou à final como principal favorito e sem perder na competição. A equipe carioca havia aplicado goleadas expressivas sobre Nacional-URU (21 a 1), San Lorenzo (7 a 1) e Club Nacional (7 a 1), além de ter derrotado o próprio Internacional. Com isso, terminou a fase de grupos na liderança, somando 40 gols marcados e apenas sete sofridos.
Na grande final, o Internacional devolveu a derrota da fase classificatória e venceu o Vasco por 6 a 5 em uma partida equilibrada e cheia de emoções. O resultado garantiu ao clube gaúcho o título da primeira edição do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal.
O Vasco ficou com o vice-campeonato, enquanto o San Lorenzo terminou na terceira colocação.O título sul-americano fez parte de um período de grande sucesso do futsal colorado. Entre 1996 e 2000, o Internacional acumulou conquistas nacionais e internacionais e também dominou as competições estaduais.
Nesse intervalo, o clube foi campeão do Campeonato Gaúcho Série Ouro em nove oportunidades e conquistou o Citadino de Futsal de Porto Alegre seis vezes.


