O que falta para a Fifa decidir ainda sobre o novo Mundial de Clubes
Após anunciar que o novo Mundial de Clube será realizado em 2025, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, há de resolver alguns pontos para que o novo formato seja realizado. Sua idealização não é de hoje e a ideia do presidente era ter realizado o torneio em 2021, mas acabou não sendo possível devido a mudança de calendário por conta da Covid-19.
Na sua concepção, o torneio teria 24 clubes, entretanto, neste de 2025 serão 32 clubes participantes, assim como ocorre na Copa do Mundo de seleções. Agora a principal dúvida para a Fifa é decidir qual critério irá utilizar para determinar quais equipes estarão classificadas para a disputa do torneio, que será feito de quatro em quatro anos.
A Conmebol antes possuía seis vagas e agora, com o aumento de clubes participantes, quer oito vagas para o continente. Ao que parece, a Europa contará com 12 participantes, mas a Fifa ainda não conversou com a Uefa sobre. Sua primeira edição muito provavelmente ocorrerá nos Estados Unidos e/ou México e Canadá, já que os países serão sedes da próxima Copa do Mundo, em 2026.]
O novo Mundial de Clube irá substituir o atual modelo, que já foi conquistado pelo Inter em 2006, após vencer a equipe do Barcelona por 1 a 0. No formato de hoje, o torneio conta com sete equipes: o campeão de cada continente (Europa, América do Sul, América do Norte, África, Ásia e da Oceania) junto com o campeão nacional do país-sede.