Novo decreto de Eduardo Leite abre possibilidade do retorno do Gauchão

0

Governador do Estado, Eduardo Leite alterou, nesta semana, o decreto estadual de distanciamento controlado e a partir de agora os municípios classificados nas bandeiras com cores amarela e laranja poderão estabelecer as suas próprias normas contra o novo coronavírus. Ao GaúchaZH, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, falou sobre a nova determinação.

“Em tese, é possível que alguém consiga construir algo (um plano) e demonstrar que é possível fazer esse formato de permitir, talvez, um jogo de futebol com medidas que atendam no mesmo nível a proteção à saúde que hoje o plano estruturado que temos atende, sem utilizar as mesmas medidas. Então, é possível. O que precisamos é que esse plano (municipal) tenha, dentro dele, essa estrutura para que, cientificamente, possamos chegar à mesma conclusão (de segurança à saúde)”, disse.

“A ideia é que possamos fazer um debate com base em dados científicos. Se ele (o prefeito) conseguir dizer, ‘olha, tenho aglomeração em jogo de futebol, as pessoas se tocam, mas eu vou testar antes do jogo e após o jogo, ou vou manter o isolamento…’. Então, são possíveis outras medidas (de segurança). Nós prevemos que o nosso plano estadual atende a maior parte das realidades”, completou Costa.

A publicação do decreto aconteceu no último domingo, dia 31. Ele abre a possibilidade das cidades apresentaram planos próprios para enfrentar a Covid-19. Inclusive, para a realização de práticas em clubes esportivos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.