Nova lei do impedimento é aprovada em testes e pode ser aplicada; entenda
Uma das principais regras do futebol pode sofrer alterações nas próximas temporadas. Isso porque, em partidas de divisões inferiores da Suécia, Itália e Holanda, foram realizados testes visando uma nova lei do impedimento e os resultados foram satisfatórios.
A proposta, encabeçada pelo ex-treinador do Arsenal, Arsène Wenger, visa alterar a regra da “mesma linha”. Atualmente, a lei diz que o jogador está em posição ilegal quando qualquer parte do corpo, que não seja o braço, está à frente do último defensor.
Pela nova regra, o impedimento só seria marcado caso todo o corpo do jogador estivesse adiantado. Caso o pé do atacante esteja na mesma linha do marcador, por exemplo, o lance passaria a ser considerado legal.
Para ser aplicada, contudo, a nova lei do impedimento precisa passar pela aprovação da International Football Association Board (IFAB), responsável pela regulamentação do futebol no mundo. A apresentação da proposta, segundo o jornal inglês “The Times”, já está pronta para ser apresentada à entidade.