Matemático diz que existe 77% de chance de acontecer um clássico Gre-Nal na final da Copa do Brasil

Inter e Grêmio tem vantagem para avançar a final da Copa do Brasil

Foto: Fabiano do Amaral
Paolo Guerrero
Nico Lopez
0

Na última quarta-feira o Grêmio venceu o Athletico Paranaense por 2 a 0 e encaminhou vaga na final da Copa do Brasil, uma vez que pode perder por um gol de diferença no jogo de volta que estará classificado à final da competição nacional.

Na semana passada o Colorado também havia feito a sua parte. Foi até Minas Gerais e venceu o Cruzeiro por 1 a 0, podendo empatar em casa no próximo confronto para estar na final da copa do Brasil.

A vantagem é boa e, segundo o matemático Tristão Garcia, existe 77% de chances de acontecer um clássico na final da competição.

“Isso não é um cálculo, é uma estimativa. No Campeonato Brasileiro, temos um programa, com muitas telas, para levantar o histórico das equipes na competição. Mas, neste caso, são poucos jogos, porque eles entraram em uma fase avançada. Temos que estimar, mais ou menos, de acordo com o futebol apresentado pelos times, com os jogadores que têm, pela força de suas torcidas”, explica o matemático à GaúchaZH.

Segundo ele a probabilidade do Inter vencer o Cruzeiro novamente em casa é de 50%. 30% são do duelo acabar empatado, com o time de Minas Gerais tendo 20% de chances de chegar a grande decisão.

“Este último percentual, no entanto, se divide em 10% por um placar com dois gols ou mais de diferença em favor dos mineiros, e outros 10% de devolução do placar de 1 a 0, que levaria a decisão para os pênaltis. Assim, cada equipe resta com 5% de levar a melhor na marca da cal. Ou seja, o Colorado totaliza 85% de chances de avançar à final”, explicou ao portal GaúchaZH.

“A marca do Inter é a força de jogar dentro de seu estádio. E vai jogar com vontade, contra um time que já vem combalido, com troca de treinador. Então, é mais provável que o Inter passe do que o Cruzeiro”, completou o matemático.

Comentários
Carregando comentários...

Este site usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Ler: Política de privacidade e cookies