Inter muda postura e diminui atualizações no Portal de Transparência; entenda
Nesta quinta-feira, uma nova polêmica envolvendo a direção do Internacional foi revelada. Segundo informações detalhadas pelo jornalista Fabrício Falkowski, no portal “Correio do Povo”, o Colorado diminuiu as atualizações no Portal de Transparência.
Em 2024, o Clube do Povo não vem atualizando os balancetes e dados sobre os custos de futebol, o que restringe o acesso do torcedor às informações. Desta forma, uma comparação com temporadas anteriores é difícil de ocorrer.
Desde 2016 o padrão seguido pelo Internacional era de atualizar o balancete financeiro parcial a cada apresentação dos números no Conselho Deliberativo. No entanto, neste ano ainda não constam novos números, mesmo diante de um déficit de R$ 98,6 milhões somente no recorte até abril.
Nos custos de futebol, a última atualização também ocorreu em 2023, quando os números apresentavam um gasto médio de R$ 16,3 milhões mensais com salários, direitos de imagem, encargos trabalhistas e previdenciários dos atletas profissionais e integrantes da comissão técnica de todas as categorias. Isso, inclusive, representa uma mudança em relação aos anos anteriores, já que a gestão de Alessandro Barcellos vinha detalhando os gastos de forma frequente até a temporada passada.
Diante deste cenário, a comissão permanente de transparência do Conselho Deliberativo solicitou a atualização do portal. “Pedimos que a alimentação dos dados volte a acontecer, mas ainda não tivemos resposta. Estamos aguardando”, disse Débora Cravo Battesini, presidente da comissão, ao “Correio do Povo”.
Inter diminui ritmo de atualização do seu Portal da Transparência, restringindo acesso a informaçõeshttps://t.co/ZcwugP9cQs
— Fabricio Falkowski (@fabriciocpovo) August 1, 2024