Inter enfrenta o Tolima buscando quebrar tabu em território colombiano

0

O Internacional enfrenta o Tolima na noite dessa quarta-feira (19). O Colorado busca a vitória para encaminhar a classificação para a fase de grupos  da Libertadores. Contudo, enfrenta o histórico de nunca ter vencido na Colômbia em partidas oficiais da Conmebol.

Até agora foram seis confrontos contra times colombianos em seus territórios. O Colorado soma quatro empates e duas derrotas. Os adversários foram América de Cali (2x), Atlético Nacional, Junior de Barranquilla, Once Caldas e o mais recente: Santa Fe.

Na Libertadores onde foi finalista, 1980, o Colorado enfrentou o América de Cali na fase de grupos. Com dois jogadores a menos, o Inter não saiu do zero contra os colombianos e voltou de lá com um empate. No Beira-Rio o placar se repetiu.

Na temporada de 1993, o Inter volta a enfrentar o América de Cali. Na ocasião, perdeu por 4 a 2. Os gols colorados foram marcados por Elson e Rudinei. Ainda na fase de grupos daquele ano – limite colorado naquela edição -, o Atlético Nacional esteve no caminho gaúcho. O jogo na Colômbia terminou sem gols.

Voltando a encarar os colombianos fora de casa, na Sul-Americana de 2004, Edinho marcou para o Inter no empate em 1 a 1 contra o Junior de Barranquilla. A vitória por 1 a 0 no Beira-Rio classificou o Inter para as semifinais, onde seria eliminado pelo Boca Juniors.

Oito anos depois, na etapa preliminar da Libertadores, o Inter venceu o Once Caldas no Beira-Rio, mas na Colômbia empatou em 2 a 2. Os gols de D’Alessandro e Tinga em território estrangeiro garantiram o Colorado na fase de grupos da competição.

O mais recente foi contra o Santa Fe, em 2015. Nas quartas de final, o Colorado enfrentou o time de Seijas na Colômbia e perdeu por 1 a 0. No Beira-Rio, com um gol histórico de Rafael Moura no apagar das luzes, o Inter se classificou para as semifinais ao vencer por 2 a 0.

Apesar do Inter não ter vencido na Colômbia nessas competições, traz consigo o mérito de nunca ter sido eliminado em mata-mata por equipes colombianas. Em 2004, 2012 e 2015 o Colorado avançou de fase. O confronto contra o Tolima será mais uma eliminatória.

A partida acontece em Ibagué, às 21h30 nessa quarta-feira (19). Na semana que vem, 26, o Colorado enfrenta o Tolima no Beira-Rio. O vencedor entra no grupo onde tem América de Cali, Grêmio e Universidad Católica.

  • América de Cali 0x0 Inter – Fase de Grupos da Libertadores de 1980
  • América de Cali 4×2 Inter – Fase de Grupos da Libertadores de 1993
  • Atlético Nacional 0x0 Inter – Fase de Grupos da Libertadores de 1993
  • Junior de Barranquilla 1×1 Inter – Quartas de Final da Sul-Americana de 2004
  • Once Caldas 2×2 Inter – Pré-Libertadores de 2012
  • Santa Fe 1×0 Inter – Quartas de Final da Libertadores de 2015

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.