Elenco profissional do Inter tem 50% de seus atletas vindos da base
O Internacional por muito tempo foi a principal referência em categorias de base no Brasil. Atletas como Paulo Roberto Falcão, Nilmar, Taison, Alisson Becker e Alexandre Pato, por exemplo, saíram do Celeiro de Ases.
O atual elenco do Inter conta com 40 nomes no profissional. Metade deles tem passagem pelo Celeiro de Ases. O clube tem ao menos dois jogadores por setor que são oriundos das categorias de base.
O mais velho é Rodrigo Dourado, que estreou pelo Inter em 2012 como uma aposta do então treinador Fernandão. O volante teve sua ascensão em 2015, com Diego Aguirre e sua melhor temporada em 2018, com Odair Hellmann, quando se tornou capitão e foi eleito o melhor de sua posição no Brasil.
Vindos de outras temporadas, os goleiros Keiller e Daniel já haviam atuado pelo profissional colorado. Também os zagueiros Roberto e Bruno Fuchs, além dos laterais Heitor e Erik, os volantes Gustavo Nonato e Zé Gabriel e os meias Martín Sarrafiore e José Aldo.
Eduardo Coudet promoveu alguns atletas nessa temporada. Casos de João Peglow, campeão mundial pela Seleção Sub-17 em 2019, Netto, Juliano Fabro e Johnny, campeões do Brasileirão de Aspirantes na temporada passada. Além deles, subiram os campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020: Tiago Barbosa, Carlos Eduardo, Pedro Henrique, Bruno Praxedes e Guilherme Pato.
Portanto, conforme havia dito Eduardo Coudet em sua coletiva de apresentação: “a bola não pede identidade”, se referindo às idades dos atletas.