Defesa é trunfo do Inter para avançar no Campeonato Gaúcho

Paolo Guerrero
0

Lomba, o paredão Colorado, é um dos destaques. Foto: Divulgação/Inter
Após derrotar a Universidad de Chile por 2 a 0 e avançar à terceira fase preliminar da Copa Libertadores, o Inter volta as atenções para o Campeonato Gaúcho. Afinal, o próximo adversário é nada mais nada menos que o Grêmio, neste sábado, valendo vaga na decisão do primeiro turno. Um dos trunfos do Inter para superar o rival no clássico é a solidez defensiva.
O sistema de defesa da equipe comandada pelo técnico argentino Eduardo Coudet impressiona nesses primeiros jogos da temporada. Já São quatro jogos seguidos sem sofrer gols, incluindo os dois confrontos contra La U pela Libertadores. Em 7 jogos, foram apenas 4 gols sofridos.

Os números mostram uma clara melhora em relação ao ano passado. No Campeonato Brasileiro do ano passado, o Inter foi vazado em 68% dos jogos, de acordo com o site especializado em estatísticas Infogol. Porém, neste ano, essa marca já caiu para 29%, uma vez que o time foi vazado apenas em dois jogos (4 a 3 contra o São Luiz e 3 a 1 contra o Pelotas).
A solidez defensiva comprova também a rápida adaptação dos reforços para o setor, os laterais Rodinei e Moisés, que viraram titulares, além do volante argentino Damián Musto. Juntos de Marcelo Lomba, Rodrigo Moledo e Victor Cuesta, trio remanescente da última temporada, eles vêm se destacando neste início de ano.

Coudet ainda não confirma time

Apesar da importância do clássico, o Inter tem outro compromisso ainda mais importante no meio da próxima semana, contra o Deportes Tolima, da Colômbia (que eliminou o Macará, do Equador, neste terça), valendo vaga na fase de grupos da Libertadores. Por isso, o técnico Eduardo Coudet não confirmou se colocará titulares diante do rival ou se irá poupar, mas garantiu foco no duelo estadual.

“Com respeito, mas o planejamento para sábado vamos ver primeiro quem estará melhor para começar. Teremos quatro dias para preparar esse jogo. Vamos enfrentar uma grande equipe, que tem muito tempo de trabalho e um grande treinador. Temos de pensar nesse jogo nos próximos quatro dias e pensar nos jogadores ideais para iniciar”, disse o treinador após o duelo diante dos chilenos.

Ele também fez uma avaliação sobre o que o time precisa melhorar, sobretudo ofensivamente. “Acredito que podemos ter uma circulação de bola melhor. Acho que podemos encontrar outros movimentos para jogar para frente ao invés de voltar a bola. Como positivo, somos uma equipe solidária, que não para de correr. Temos de seguir trabalhando os conceitos básicos que temos e irmos assimilando as ideias”, apontou Coudet.

Reforços brilhando

Não são apenas os reforços defensivos que chamam a atenção. Na vitória por 2 a 0 sobre a Universidad de Chile, os gols foram marcados por Gabriel Boschilia e Marcos Guilherme, ambos recém-contratados – e ambos vindo do banco de reservas, o que deixa dúvidas na cabeça do treinador.
A tendência é que ao menos Boschilia ganhe mais oportunidades entre os titulares, sobretudo por conta da lesão muscular de Patrick, que ainda será avaliado para saber se terá condições de jogo contra o Grêmio e também contra o Tolima. Para Coudet, o ex-jogador do São Paulo está pronto para, novamente, assumir a função.

“Acredito que o Boschilia pode fazer a função do Patrick. Ele tem vantagem física porque já vinha jogando no Monaco e pode cumprir tranquilamente essa função”, disse Coudet após o jogo.

O Grenal de número 423 será disputado no Beira-Rio, já que o Inter teve melhor campanha na primeira fase do estadual. O jogo está marcado para as 16h30. Dessa forma, o Colorado terá tempo para se preparar para o duelo contra o Tolima, que deve acontecer na terça ou quarta-feira da semana que vem (a Conmebol ainda não confirmou o dia).
Quem passar irá enfrentar Ypiranga de Erechim ou Caxias na decisão do primeiro turno, a Taça Coronel Evaldo Poeta. O vencedor garante vaga antecipada na decisão do Campeonato Gaúcho.

Siga o Twitter oficial da Revista, fique bem informado e concorra a uma camisa oficial do Inter:

- Quer ficar informado sobre tudo o que acontece com o Internacional e seus adversários? Clique aqui, baixe o aplicativo da Revista Colorada e obtenha todas as informações na palma de sua mão!

- Quer ficar informado sobre tudo o que acontece com o Internacional e seus adversários? Clique aqui, baixe o aplicativo da Revista Colorada e obtenha todas as informações na palma de sua mão!
Comentários
Carregando comentários...

Este site usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Ler: Política de privacidade e cookies