De olho no adversário: clube brasileiro é notificado pela Fifa e pode ser impedido de inscrever reforços
Um dos mecanismos criados pela Fifa, para impedir os clubes de não pagarem dívidas para atletas ou treinadores, é o transferban. Caso a equipe seja considerada culpada e não efetue o pagamento dentro do prazo, ela fica impedida de inscrever qualquer reforço.
É esse cenário que o Botafogo tenta evitar. Conforme informação revelada pelo portal “GE”, o time carioca foi acionado na Fifa por conta de valores não repassados à comissão técnica de Luis Castro, que deixou a equipe na metade do ano passado.
A direção do clube do Rio de Janeiro, quando o português acertou com o Al Nassr, da Arábia Saudita, tinha uma dívida não paga referente ao último mês de salário do treinador. Além disso, premiações e 13 parcelas do FGTS também não foram repassadas para Luis Castro. Desta forma, o Botafogo tem até o dia 9 de junho para efetuar o pagamento e evitar um transferban.
No Brasileirão, o time carioca está à frente do Internacional na tabela. Na terceira colocação, o clube do Engenhão só não lidera o torneio em virtude da derrota no último final de semana, em casa, para o Bahia. O duelo contra o Colorado, por sua vez, está marcado para a 18ª rodada e deve ocorrer depois da reabertura da janela. Ou seja, caso se mantenha o transferban, eventuais reforços não iriam à campo.