Como assistir à Copa do Brasil em 2024 de qualquer lugar do mundo
Viajar para o exterior costuma exigir planejamento econômico e tempo livre nem sempre fácil de encontrar na vida. Mas pode ser considerado um investimento que se paga: o contato com novas realidades abre portas de outra maneira inacessíveis do ponto de vista da cultura, da arte, da gastronomia, da paisagem, do contato humano… Seria uma pena se, em contrapartida, fechasse outras portas.
Quem não deixa de acompanhar os jogos do time do coração no Brasil sabe quão sofrido pode ser deixar de ter acesso a partidas definitivas por causa de uma viagem. Além de os canais locais não pegarem fora do país, as transmissões virtuais também podem estar sujeitas a restrições por razões de direitos de imagem.
Um dos torneios de grande porte mais próximos de começar no horizonte é a Copa do Brasil de 2024, com início previsto para 21 de fevereiro e estendendo-se até novembro. As equipes participantes já estão definidas – mas e a sua capacidade de assistir o campeonato, como fica?
Confira a seguir algumas estratégias para não deixar essa porta fechar e perder as transmissões de jogos do seu time nesse torneio.
A solução da VPN
Uma rede privada virtual (VPN) é o tipo de serviço que pode ser útil em diversos contextos online. Uma das aplicações mais conhecidas é a VPN para jogos, que pode otimizar a experiência de games virtuais multijogador, estabilizando a conexão, reduzindo latências (“lags”) e incrementando a privacidade dos jogadores.
Porém, uma VPN também pode ser útil para viajantes querendo assistir partidas da Copa do Brasil e outros torneios enquanto passeiam pelo exterior.
Uma das funcionalidades da VPN é facultar ao cliente a opção de se conectar em servidores de internet de diversos países. Dessa maneira, é possível contornar restrições de bloqueio geográfico que são bastante comuns nos atuais serviços de streaming virtuais de jogos.
A Copa do Brasil 2024 nos streamings
Até 2026, a Copa do Brasil será transmitida pela Rede Globo na TV convencional – o que implica a transmissão também pelo Globoplay. Além disso, a Amazon Prime Video também transmitirá a competição, ao menos na edição de 2024.
Todas as 54 partidas do campeonato passarão nesta plataforma, 40 das quais de maneira exclusiva. A Globo não passará todos os derbies, mas sim o SporTV (também do Grupo Globo). Para ter acesso aos jogos do SporTV via Globoplay, será preciso assinar o plano “Globoplay + Canais ao vivo”.
Para ambos os serviços virtuais, uma VPN pode ser providencial para obter acesso aos jogos. No entanto, é importante pesquisar de antemão para descobrir se o serviço de VPN é visado pelo Globoplay e pela Amazon – alguns streamings elaboram uma “lista negra” para evitar essa manobra para superar bloqueios geográficos.
Essa capacidade de superar restrições de acesso por localidade pode ser usado também para acessar filmes e séries locais. VPNs também ajudam a contornar censuras de sites e redes sociais, comuns em países como China e Irã, o que pode vir a calhar para alguns viajantes.
Por fim, contratar um bom serviço de VPN também é conveniente para resguardar a privacidade e a segurança online de modo geral numa viagem. Ela criptografa todas as comunicações virtuais de um usuário, frustrando interceptações por hackers e curiosos no mundo virtual.
Essa ferramenta é especialmente desejável para se conectar a redes Wi-Fi públicas, por vezes visadas por cibercriminosos, especialmente em áreas e cidades fortemente turísticas.
Plataformas virtuais alternativas
Apesar da verdadeira reverência aos jogadores brasileiros mundo fora, infelizmente os torneios nacionais não atraem quantidades de espectadores comparáveis às das principais ligas europeias. Assim, não há tantas plataformas online confiáveis para sintonizar nos jogos da Copa do Brasil.
Contudo, uma alternativa crescentemente popular são as opções de transmissão online sem imagem do campo. A desvantagem é evidente: o espectador fica sujeito à locução e aos comentários de um mediador, sem o estímulo visual mais interessante.
Por outro lado, essa abordagem radiofônica digital cativa muita gente porque adequa o formato de transmissão às preferências de quem assiste, de maneira que a TV é “engessada” demais para fazer.
Essa segmentação deu início a iniciativas de transmissão de estúdio como CazéTV, Rádio Craque Neto, bem como os canais dos próprios times de futebol, como a FlaTV, do Flamengo. Todas essas opções se somam às tradicionais rádios presentes no YouTube, como Jovem Pan ou Rede Bandeirantes. Para a maioria dessas opções, é preciso ter ao menos acesso ao YouTube. Algumas delas oferecem um player num site externo.
Aplicativos de celular
Por fim, há alternativas de aplicativos para celular para manter-se em dia com os resultados de vários times sem assistir às partidas. Alguns apps organizam de maneira bastante eficiente atualizações de resultados, estatísticas, calendário de jogos e novidades do esporte.
Alguns dos principais deles são:
- 365Scores
- OneFootBall
- Futebol Ao Vivo – transmite alguns jogos ao vivo
- GE (Globo Esporte)
Esses programas podem vir a calhar especialmente para viajantes com uma agenda apertada de passeios, mas que não querem deixar de acompanhar o torneio minimamente.