Cinco treinadores estrangeiros disponíveis no mercado
Enquanto muitos falam em nomes de treinadores brasileiros e boa parte dos torcedores do Internacional virem a cara para técnicos de fora do país, decidimos fazer uma lista com cinco treinadores estrangeiros que estão disponíveis no mercado e que seriam boas escolhas para o comando colorado.
José Néstor Pekerman: o experiente treinador argentino ficou marcado por sua bela campanha frente a Seleção da Colômbia, nunca treinou um clube no brasileiro, somente foi especulado por algumas equipes. Pela Colômbia seu percentual de aproveitamento foi 66.03%. Seu último trabalho foi pela Seleção da Venezuela, foram 10 partidas, 5 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. É um treinador que varia bastante seus esquemas táticos, utilizando com mais frequência o 4-2-3-1 e ultimamente 3-4-3.
Gustavo Alfaro: outro argentino experiente, conta com títulos importantes mesmo comandando uma equipe de um patamar menor. O treinador é ídolo da torcida do Arsenal, mas não aquele de Londres, trata-se do clube argentino. Venceu uma Sul-Americana em 2007 além de uma Copa da Argentina em 2012 e uma Supercopa em 2013. Pelo Boca Juniors, o treinador também conquistou outra Supercopa. Seu trabalho mais recente foi a frente da Seleção Equatoriana, onde teve aproveitamento de 54.29%. Normalmente o treinador opta pelo 4-3-3 em campo.
Mauricio Larriera: talvez o uruguaio seja um nome desconhecido no Brasil. Venceu o Campeonato Uruguaio pelo Peñarol em 2021 e a Supercopa do ano seguinte. Pelos aurinegros foram 93 partidas, 49 vitórias, 27 empates e 17 derrotas. Aos 52 anos está sem clube desde agosto de 2022. Seu esquema de jogo mais utilizado é 4-2-3-1.
Germán Burgos: mais um argentino. Porém, esse corre como aposta. O ex-goleiro era treinador adjunto de Simeone no Atlético de Madrid, onde ficou de 2012 até 2020. Decidiu se aventurar como treinador, pelo seu primeiro clube o Newell ‘s. Por lá não foi muito bem, foram 5 derrotas, 6 empates e apenas 4 vitórias. Foi contratado pelo Aris Thessaloniki da Grécia onde teve um excelente percentual de aproveitamento chegando a 72.22%. Burgos varia suas formações entre 4-4-2 e 4-2-3-1.
Rui Faria: o único nome europeu da lista é também outra aposta. O treinador português é mais conhecido por ter sido o braço direito de Mourinho por anos, sendo seu adjunto por clubes como Chelsea, Internazionale, Manchester United e Real Madrid. Mesmo jovem, com seus 47 anos passou por clubes de grande expressão. Porém seu único trabalho como treinador foi no modesto Al-Duhail do Qatar. Por lá venceu a Taça do Qatar em 2019, além disso, foram 28 partidas, 15 vitórias, 9 empates e 4 derrotas. Suas formações variam bastante desde 5-4-1 até 3-4-3.
Há ainda outros nomes de peso que poderíamos citar como Marcelo Gallardo, Mauricio Pochettino, Gerardo Martino, Bruno Lage e André Villas-Boas.
Por: Mauro Vaz