Após três anos, onde estão os jogadores que foram rebaixados com o Inter em 2016
O rebaixamento do Internacional completa três anos nesse 11 de dezembro de 2019. Em Mesquita, no Rio de Janeiro, o Colorado empatou em 1 a 1 com o Fluminense na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, sacramentando seu primeiro descenso da história.
Naquela partida, o então técnico Lisca escalou os seguintes jogadores: Danilo Fernandes; William, Ernando e Paulão; Rodrigo Dourado, Anselmo, Anderson e Alex (Andrigo); Valdívia (Gustavo Ferrareis), Nico López e Vitinho (Ariel Nahuelpán).
O treinador atualmente está desempregado. Depois que saiu do Inter, Lisca ainda teve passagens por Paraná, Guarani, Criciúma e Ceará. Embora tenha sido o técnico do rebaixamento, Lisca teve apenas três jogos à frente do Inter, com 44,4% de aproveitamento: uma vitória, uma derrota e um empate.
Permanecem no Inter Danilo Fernandes e Rodrigo Dourado. Ernando atua no Bahia com Roger Machado. Sua dupla de zaga em 2016, Paulão, termina seu contrato com o Inter no final do mês e ficará livre no mercado. O defensor trabalhou no Fortaleza de Ceni nessa temporada. O mesmo deve ocorrer com Andrigo, que terminará seu vínculo com o Inter após o empréstimo ao Figueirense.
William está na Europa, sendo destaque na Bundesliga. O lateral-direito é um dos principais de sua posição e atua no Wolfsburg. Anselmo faz bom trabalho no Al-Wehda. Ariel Nahuelpán, por sua vez, atua no México, pelo Tijuana. Anderson também atua no exterior. Joga pelo turco Adana Demirspor.
Valdívia não tem futuro certo. O meia-atacante atuou pelo Vasco da Gama, mas não deve mais defender as cores da equipe cruzmaltina em 2020. Outra incógnita é Gustavo Ferrareis, que tem futuro indefinido, mas atuou pelo Avaí na temporada. Vitinho, multi campeão pelo Flamengo em 2019, está a caminho da disputa do Mundial de Clubes com o técnico Jorge Jesus.
O campeão da Libertadores e do Mundial com o Inter, Alex, foi capitão na partida do rebaixamento. O meio-campista se aposentou após uma gloriosa carreira, com final melancólico.
O Inter foi vice-campeão da Segunda Divisão no ano seguinte e retornou para ser terceiro colocado do Brasileirão de 2018. Nessa temporada, a equipe chegou na final da Copa do Brasil e em 2020 jogará a Copa Libertadores pelo segundo ano consecutivo – algo que ocorreu apenas no início da década, quando participou em três seguidas (2010, 2011 e 2012).