Entrevista: Analista de Desempenho fala sobre Yuri Alberto

0

O Inter fez uma proposta de contrato ao atleta Yuri Alberto, atacante do Santos de 19 anos. O jogador está em fim de contrato e já acertou verbalmente sua vinda ao time de Eduardo Coudet. Em entrevista para o Blog, o analista de desempenho Leonardo Ferreira do @futebolnuecru, comentou sobre o possível novo reforço do Inter.

Confira a entrevista:

Emerson: De início, o que tem a dizer do Yuri Alberto, possível novo reforço do Inter?

Leonardo: Tecnicamente falando é uma aquisição de muito bom valor individual. A tendência é uma venda futura maior do que o investimento feito. Saliento, entretanto, os altos valores envolvidos, uma vez que o “menino” não jogou meia dúzia de jogos no profissional!

Emerson: Por ser atacante da seleção de base, o valor de 1.8 milhões de euros para sua contratação está de acordo?

Leonardo: Veja bem… ele é bom jogador! É que quando se contrata promessa é complicado porque não sabemos ao certo qual será o desempenho e o comportamento no profissional. Hoje eu digo que ele é um bom jogador, com  potencial ótimo de retorno em campo e futuramente em revenda. Entretanto, só saberemos ao certo se é ou não bom negócio com o passar do tempo.

Emerson: Do ponto de vista técnico é uma aposta que você faria?

Leonardo: Eu contrataria. Se os valores surgirem de fundos terceiros ou não comprometerem as contas do clube, é um dos jogadores promissores que vale o investimento. Tecnicamente ele pode trazer um bom retorno, será um ótimo reserva do Guerreiro e terá oportunidades com esse calendário extenso e apertado.

Emerson: E do jogador, o que tem a falar?

Leonardo: Ele tem o manejo da bola e é ambidestro. É uma joia do Santos né?! Então sempre se espera algo pesado. Historicamente o Santos forma jogadores com essência brasileira. Aquela essência da ginga, do lance bonito… Ele não tem absolutamente nada a ver com Neymar , Robinho e cia., mas é um jogador atual. Tem um repertório, sabe proteger, sabe virar o corpo e abrir um jogo. O principal é que faz gol e chuta bem com as duas pernas.

Com relação ao jogador, seria uma boa contratação para o Inter.

Leonardo Ferreira, @futebolnuecru 

Emerson: Chegaram a comparar ele com o Damião, devido a capacidade de explosão. Podemos afirmar isso?

Leonardo: Eu acho cedo falar isso. Acho que tecnicamente o Yuri Alberto tenderá a ser mais jogador que o Damião. Mas se vai virar, eu não sei te responder pois foram poucos jogos no profissional. Com relação a explosão, faz sentido sim. O Yuri Alberto não é tão fixo na área. Ele tem uma característica de receber de costas a bola no final do 2/3 de campo. Se ele conseguir virar o corpo, vai até o goleiro na explosão e pode ser fatal. Ressalto, porém, que uma coisa é jogar na base contra zagueiros teoricamente mais franzinos e outra coisa é no profissional. O estilo de jogo se molda. Eu acho que no Inter ele daria certo porque o Coudet é um belíssimo técnico. E ele gosta de jogador do perfil técnico que o Yuri possui.

Emerson: Sim. As fontes apontam que o jogador escolheu o Inter por causa do projeto do Coudet. Escolha boa?

Leonardo: Na questão profissional, pensando na carreira e no potencial que ele pode atingir, ele está certo. Se o Sampaoli estivesse ainda no Santos, seria um erro para o jogador sair. Com o treinador atual, a escolha pelo Inter é adequada pois terá oportunidades com o Coudet.

Emerson: Pelo seu conhecimento, crê que o Santos vai equiparar a proposta?
Leonardo: Eu acho que a tendência é o Santos equiparar a proposta sim. E isso poderá gerar um “desgosto” com o grupo de jogadores pois, provavelmente a oferta será de algum valor alto e, o Santos tem enfrentado dificuldades financeiras recentemente. O que me faz crer que eles vão cobrir a proposta é o efeito da torcida do Santos: são barulhentos com relação a jogadores da base e não aceitariam perder um jogador assim tão facilmente.

Emerson: Existe os casos do Bambu e do Gustavo Henrique que saíram em situação semelhante né?

Leonardo:  Exatamente. Mas não tenho informações sobre as situações contratuais e nem se o Santos vai cobrir a proposta do Inter. Com relação ao jogador, seria uma boa contratação para o Inter.

O Inter aguarda pelos próximos 15 dias a possível equiparação contratual do Santos com o jogador. Caso isso acontecer, segundo estipulado pela Lei Pelé (artigo 9°), o Santos poderá exigir do Inter um valor indenizatório correspondente a, no máximo, 200 (duzentas) vezes o valor do salário mensal constante da proposta. Como a proposta de salário do Inter é de R$ 200 mil, o Santos poderia pedir até R$ 40 milhões pelo jogador, inviabilizando o negócio.

Como já tem tudo acertado com o Colorado, a tendência é que o Yuri opte por vir ao Rio Grande do Sul. Segundo o repórter esportivo Jorge Nicola, o Santos vai igualar a proposta e estipula receber cerca de 4 milhões de reais na operação com o Inter. Caso isso ocorrer, o Inter desembolsaria cerca de 15 milhões de reais para contar com o jovem atacante.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.