Comissão de clubes apresenta proposta para alterar o VAR no Brasil; saiba mais

Assim como ocorreu no empate entre Internacional e Mirassol, no último domingo, a arbitragem vem sendo alvo de fortes críticas nesta edição do Campeonato Brasileiro. Até mesmo a utilização do VAR vem resultando em cobranças por parte de praticamente todos os clubes.

Diante deste cenário, conforme revelado pelo jornalista Igor Siqueira, do portal “Uol Esportes”, a Comissão Nacional de Clubes decidiu apresentar uma série de propostas para a CBF visando mudanças em relação a utilização do árbitro de vídeo nas competições nacionais.

A primeira ideia visa diminuir o contato do árbitro com a cabine na hora da decisão. A proposta é de que o retorno seja cortado a partir do momento em que ele avalie as imagens, para a opinião do VAR não interferir na decisão do juiz diante do que ele estiver vendo.

A segunda proposta é definir um tempo limite para um gol ser anulado. O VAR teria apenas dois minutos para chamar o árbitro para revisão. Além disso, o próprio juiz receberia mais dois minutos para a tomada de decisão. Qualquer mudança fora desse prazo, no argumento dos clubes, seria diante de lances interpretativos, sem uma infração clara.

Por fim, a última proposta envolve uma nova interpretação da “fase de ataque”. Caso uma falta ocorra na origem do lance, por exemplo, um gol só seria anulado caso a infração tenha ocorrido em no máximo 25 segundos antes do tento. Além deste período, o gol precisaria ser validado.

Essa proposta será levada para debate na CBF, mas sua implementação antes da paralisação do Brasileirão em junho não deverá ocorrer.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.