O importante posicionamento de Nonato sobre homofobia

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Gustavo Nonato tomou a dianteira e quebrou o silêncio no futebol brasileiro sobre homofobia. O ex-volante do Inter, que hoje joga no Fluminense, publicou uma mensagem em seu perfil no Instagram, indo contra os recentes casos de homofobia no país e pregando respeito.

O atleta escreveu um texto sobre os preconceitos da sociedade. A ação chama atenção, pois não é comum ver atletas de futebol masculino se posicionarem em causas sociais. Gustavo Nonato repudiou a homofobia e explicou, de maneira didática, porque o ódio não é opinião.

Confira o texto do atleta:

“Falta entendimento e sobra ignorância

Eu não costumo postar nada além do meu trabalho por aqui, mas me assusta como a sociedade gosta de atacar o seu próximo pelo simples fato de ser diferente.

Sobre os acontecimentos mais recentes na mídia sobre homofobia, vou fazer um paralelo com outro tipo de preconceito: o racismo. Há 80 anos, era “só uma opinião” popular que um negro era incapaz de ser chefe de estado. Assim como foi “só liberdade de expressão” grande parte da sociedade desaprovar veementemente a entrada de princesas pretas da Disney no mercado, pela simples quebra de padrão com o que era considerado normal na época.

A partir do momento que o que sai da sua boca (ou mais comumente nas suas redes sociais) fere toda uma comunidade, ela já DEIXA DE SER OPINIÃO. 

Acredito que essas lutas (antirracismo e anti-homofobia) estão em estágios diferentes, porém a importância é a mesma. 

Toda luta gera um desconforto devido a essa quebra de paradigmas. É natural que muita gente se incomode, afinal, o novo e o diferente causam certos estranhamentos no começo, mas eu tenho convicção de qual é o lado certo disso tudo e o que o tempo vai provar.

Ah, e caso não tenha sido claro o suficiente, sugiro que abra a Bíblia no livro de Mateus, capítulo 22, versículo 39. Talvez agora faça sentido.”

O trecho da Bíblia referido pelo atleta diz o seguinte: “E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

 

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceitar Ler mais